quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os loiros brazucas!

Ou: Aloha!
Ou: Tipo assim... é show, brother!
Ou: Toca Raul Jack Johnson!


Três Irmãs: A maquiagem mais usada é o filtro solar

É impressão minha, ou a nova novela das 7 da brasileiríssima, carioquíssima Rede Globo, Três Irmãs, tem a maior quantidade de loiros por cena da televisão brasileira na atualidade? Quem tiver disponibilidade de assistir a um capítulo da novela (sei, sei que é difícil... mas, se eu consegui, vc também consegue!) definitivamente terá a mesma impressão. A emissora se superou em sua seleção natural. É a novela mais branca dos últimos tempos, um impressionante painel daqueles que nasceram neste país com cabelo molinho cor de sol. Meus olhos chegaram a ficar ofuscados ao ver tanto blonde na minha frente ao mesmo tempo. Sinto-me assistindo a um seriado finlandês, uma coisa tipo assim... nórdica.


Obviamente, brother, pela ótica da Globo, os negros não praticam surf, não vivem em praias tropicais paradisíacas e não são do tipo "gente boa que só quer curtir a natureza, pegar onda e ouvir jack johnson". Por isso, a presença minima de atores "de cor". Eles também não pegam bronze (“a maquiagem mais usada é filtro solar”, diz um dos slogans da novela) e, por isso mesmo, não consomem muito sundown, não é mesmo, minha gente? Afinal, para Globo, ser surfista é um estado de espírito que passa pela cor da pele e pelo último grito da moda em clareamento artificial de cabelo.


O resultado é que esta foi uma novela perdida para os atores que não podem pintar a pele, assim como o cabelo, de amarelinho para interpretar personagens no enredo. Lamentável. O contraditório é que a emissora sempre alega que é contra o racismo, contra toda forma de discriminação, blá, blá, blá. Mas, em suas novelas, prevalece um elenco de pessoas brancas, exceto quando o tema é escravidão. Neste caso, com um agravante: o herói, libertador do negro na trama é um... homem branco . Sempre. O disfarce do preconceito da emissora ocorre quando escala dois ou três atores negros em um elenco composto por mais de 20 ou 30 atores.


A linguagem da telenovela Globo é antiquada (a mocinha branca, de preferência loira, de preferência de olhos azuis só será feliz ao lado do príncipe encantado branco no último capítulo). Além disso, a produção da Vênus Plantinada (há!) está a léguas de distância das propostas mais atuais que séries de televisão americana e inglesa vem apresentando, com negros protagonistas sem serem escravos ou empregados domésticos.


A telenovela no Brasil dita modas e manias. E essa influência não se restringe apenas ao novo modelo de celular ou à nova marca de perfume. Com esse comportamento, a emissora dá uma contribuição (!) enviesada à parcela negra de jovens que ainda está em busca de referências pessoais. E a pergunta fica: quando se dará, enfim, a aceitação efetiva do negro em novelas (um produto que o brasileiro adora) como um personagem comum aos demais que formam o tecido social?

Bonus Track

Ao contrário das novelas da Globo, os loiros são minoria neste país tropical, apesar de toda química aplicada principalmente pelas mulheres para alterar essa "falha" genética. E todo mundo sabe que as minorias são alvo preferencial das piadas, aquele tipo de comentário politicamente incorreto racista, sexista, etc. Logo, os loiros não são diferentes. E eu não vou perder essa oportunidade.

I
Um loirão, bonitão, olhos azuis, fisico invejável e acadêmico - frequentador de academias de ginástica -, 1,90 de altura... entrou num bar muito chique levando consigo um lindo violão.
Todos olharam para ele como se visse um daqueles deuses gregos ao vivo!
Mal ele sentou-se para pedir alguma coisa, uma turma de rapazes na mesa ao lado disse a ele:
- Toca uma para nós, por favor!
- Claaaro... Maaas quem segura o vilão para miiimmm!



II
Um irlandês, um mexicano e um loiro estavam trabalhando na construção de um edifício de 20 andares. Eles começaram a abrir suas marmitas para almoçar e o irlandês disse, irritado:
- Bife com repolho de novo! Se eu abrir essa maldita marmita amanhã e encontrar bife com repolho me jogo desse prédio!
O mexicano abriu sua marmita e gritou: - Burritos de novo! Se amanhã meu almoço também for burritos, me jogo daqui!
O loiro abriu a sua e disse: - Sardinha de novo! Não!!! Se meu sanduíche amanhã for de sardinha de novo, me jogo também.

No dia seguinte, o irlandês abriu sua marmita, viu o bife com repolho e pulou para a morte. O mexicano abriu sua marmita, viu os burritos e pulou também. O louro abriu o sanduíche, viu que era de sardinha e também se jogou do prédio.
No enterro, a mulher do irlandês chorava sem parar, dizendo: "Se eu soubesse o quanto ele estava cansado de comer bife com repolho, eu nunca mais teria posto na marmita dele!"
A mulher do mexicano também chorava: "Eu poderia ter feito tacos ou enchiladas! Não percebi o quanto ele estava odiando comer os burritos!"
Todos se voltaram e olharam para a esposa do loiro, que respondeu: "Ei, nem olhem para mim! Ele sempre fez seu próprio almoço!"

Nenhum comentário: